
Este Blog foi criado com o intuito de divulgar e transmitir conhecimento sobre a Acupuntura Veterinária. Uma técnica milenar de tratamento em animais, ainda pouco valorizada no mundo ocidental, porém com eficácia comprovada cientificamente. Dedico a todos os profissionais da área veterininária e aos amantes de animais como eu. RENATA MARIA TEIXEIRA DE MACÊDO (CRMV RJ/ 9632) - Médica Veterinária e Acupunturista Veterinária.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Caso II - Ashley (Cálculos Urinários/ Cistite)
O animal vinha apresentando durante alguns anos episódios de calor, agitação, insônia, suor noturno, micção noturna freqüente, urina concentrada e amarela. Além disso, neste mesmo tempo, o animal manifestou a presença constante de cristais em sua urina (cristalúria).
Em março de 2010, animal começou a exibir sintomas como disúria, hematúria, polaciúria e lambedura do órgão genital. Com auxílio de exames complementares (hemograma, EAS e ultrassonografia) foi diagnosticada uma urolitíase vesical (urólitos na bexiga), associada a uma infecção do trato urinário.
De acordo com os resultados dos exames foi indicado pelo médico veterinário a remoção cirúrgica dos urólitos. Portanto, o animal foi submetido a uma cistotomia e, dessa forma, foram retirados os dois cálculos vesicais. Para prevenção e para que não houvesse recidiva, foi indicado o uso da acupuntura.
Cálculos vesicais retirados através da cistotomia.
Perfil do animal:
· Agitado;
· Eufórico;
· Intolerância ao calor;
· Respiração ofegante;
· Sono interrompido;
· Apetite exagerado;
· Sede aumentada;
· Flatulência;
· Micção aumentada, dor durante à micção;
· Já apresentou um caso crônico de otite externa;
· Língua vermelha, aumentada, marcas do palato, úmida;
· Pulso rápido, forte, profundo, deslizante.
Segundo a medicina chinesa, podemos dizer que este animal apresenta um calor verdadeiro em seu interior, devido ao seu perfil agitado, além de outros fatores como a língua vermelha, o pulso rápido. Além disso, apresenta também a umidade como fator patogênico interno.
A Urolitíase associada à Cistite é descrita na Medicina Oriental, como um quadro de Umidade Calor no Aquecedor Inferior. O Calor se associou à Umidade, consumiu o Jin-Ye, tornando-o cada vez mais espesso, e, assim produziu a Fleuma sólida, no caso, os urólitos (cálculos urinários).
A Umidade pode ter surgido no organismo do animal pelo excesso de quantidade de dieta, já que este tem o apetite aumentado. O exagero na alimentação sobrecarrega o Baço, causando uma Deficiência neste órgão. O Baço enfraquecido sintetiza um Líquido Orgânico estagnante, que vai se adensar e formar a Fleuma. Porém, o animal não apresenta sintomas característicos de deficiência de Baço (diarréia pastosa com restos de alimento, cansaço, lentidão, etc.), a não ser a formação de Fleuma no Aquecedor Inferior.
O animal habita em Petrópolis/Rj, um município com clima bastante úmido. A exposição constante do animal a esta Umidade exterior pode ter acarretado a penetração desta para o interior do organismo do animal, sendo, portanto, um fator importante para o desenvolvimento da patologia.
A exposição excessiva à Umidade e ao Frio faz com que estes penetrem na Bexiga por baixo, conduzindo à Umidade nessa víscera Fu. Essa Umidade, com o passar do tempo, se transforma, frequentemente, em Umidade-Calor. Assim, é importante perceber que o Frio-Umidade exterior pode causar um padrão de Umidade-Calor na Bexiga, principalmente se o indivíduo já apresentar uma constituição Yang.
De acordo com o diagnóstico sindrômico e a Medicina Tradicional Chinesa, conclui-se que para o tratamento do animal, deve-se dispersar a Umidade, clarear o Calor, abrir as passagens de água do Aquecedor Inferior, tonificar o Qi do Baço e utilizar pontos de acupuntura que beneficiem a Bexiga.
Pontos Utilizados:
Para eliminar o calor: 11 IG, 7C, 44E, 63B.
Para eliminar a fleuma: 9BP.
Para tonificar BP: 3BP, 36E.
Para tonificar o Yin (o Fogo consome o Yin com o tempo): 6BP, 6R, 6C;
Pontos Back-shu: 28B, 20B, 21B, 15B, 44B.
Sinais de cistite: 3VC.
Assinar:
Postagens (Atom)