quarta-feira, 7 de março de 2012

Tobi - Paralisia dos membros posteriores (Paraparesia)



                           Tobi, Dachshund, macho, 4 anos.


Tobi parou de andar e começou a arrastar os membros posteriores no chão, se locomovendo com bastante dificuldade. Além disso, apresentava exposição do pênis e não apresentava movimentos na cauda. Segundo o proprietário, o animal é bastante agitado e costumava pular muito e alto, acreditando ter sofrido uma lesão na coluna por esse motivo.
Logo que ocorreu o problema o animal começou a ser tratado com Dexametasona injetável, mas não obteve melhora. Não havia sido realizado nenhum exame de imagem para o diagnóstico do caso. 
Após duas semanas foi iniciado o tratamento com acupuntura. Durante o exame neurológico, pode-se constatar que o animal apresentava falta de propriocepção e presença de dor profunda.  
Entre a primeira e a segunda sessão, o animal já apresentou uma melhora significativa, recuperando os movimentos da cauda e não apresentando mais a exposição do pênis. Além disso, já conseguia mover os membros posteriores, mas ainda assim com dificuldade e sem coordenação.
Na terceira sessão Tobi já conseguia andar tranquilamente, apresentando apenas um pouco de desequilíbrio nos seus passos.
A partir da quinta sessão o animal já havia recuperado totalmente seus movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário